21 de novembro de 2024

EPAMA

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Vale a pena vender barato?

CETERIS PARIBUS: significa que todas as outras coisas estando iguais, isto é, quando da analise a única coisa que estará se alterando será a variável que se estiver analisando. Guardadas as devidas proporções e, também, detalhes que só uma boa análise interna de custos proporciona, vamos simular um cenário baseado nos seguintes dados: o preço de venda é R$200, o custo é R$100.Supondo que o volume de venda seja de 10 unidades, então teremos R$2.000 de faturamento, ao custo total de R$1.000 e consequente lucro R$1.000.Ao primeiro sinal de pressão mercadológica, a maioria dos empreendedores tomam a decisão de abaixar o preço de venda. Supondo que o empreendedor dê 10% de desconto, o novo cenário de resultado será R$1.800 de faturamento ao custo total de R$1.000 e consequente resultado de R$800. Ou seja, o desconto dado afetou diretamente resultado da empresa.Raramente vemos o contrário, embora já participei de muitos projetos aonde esta decisão foi a tomada. Partindo para os extremos, veja que efeito interessante para quando se tem a oferta elástica: dobra-se o preço de venda para R$400 com consequente redução do volume de vendas de 10 unidades para 5 unidades. O novo cenário será o faturamento de R$2.000 ao custo de R$500, ou seja, um resultado de R$1.500.Nesta última opção, perdeu-se metade dos clientes, mas houve um aumento do lucro em 50%. Ou seja, ganha-se mais trabalhando-se menos. Por que será que o empreendedor é corajoso para tomar uma decisão que lhe dará o menor lucro (cenário com desconto) e muito cauteloso numa decisão que lhe dará 50% à mais de lucro (cenário com aumento do preço de venda). Não sei os detalhes da empresa, cada caso é um caso, mas sei que as empresas cujo o preço de venda é maior, são sempre das marcas que são mais lucrativas. Vale a pena entender esta dinâmica para um reposicionamento do mercado. isto vale para qualquer tipo de mercado. Já participei de projetos em lojas, restaurantes, pizzarias, químicas, manutenções, usinagens, metalúrgicas, utilidades domésticas, brindes, auto centers…, aonde esta ação ousada foi tomada e com muito sucesso, mas sem um criterioso estudo dos custos e também do mercado, esta ação torna-se muito arriscada. FONTE :Edson Oliveira fone 011 9 9176 7062

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