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Dicas de ouro para gestão de estoque
Fazer o controle e gestão de uma loja de conveniência não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando se trata de gerenciamento de estoque. Controlar e registrar todas as vendas do estabelecimento, apresentar aos clientes um bom atendimento, administrar a equipe e monitorar o estoque são algumas das principais tarefas para o sucesso do negócio. Atividades que requer muita atenção e cuidados do gerente.
Entre as funções citadas, fazer a gestão de estoque é a que requer mais atenção, pois é uma das tarefas mais trabalhosas e difíceis de serem alcançadas. Gerenciar a quantidade de itens armazenados e garantir que esse número não fique alto ou que não faltem produtos nas prateleiras, é muito importante para que as lojas de conveniência tenham resultados positivos.
Dicas para melhor gerenciamento de estoque
Neste post será apresentado 5 dicas valiosas para melhor gestão e controle de estoque da loja de conveniência, tarefas complexas e muito importantes desempenhadas pelo gerente do estabelecimento.
Vamos lá!
Faça um balanço e cadastre todos os produtos
Primeiramente é necessário que os gestores saibam exatamente quais os produtos que a loja comercializa. Com isso, deve-se levantar e coletar todos os dados e informações dos produtos e posteriormente registrá-los para controle.
O cadastro dos itens comercializados na loja de conveniência pode ser feito em um bom sistema de gestão e até mesmo em uma planilha de Excel. Obviamente, para evitar retrabalhos, ter um melhor controle e gerenciamento destes cadastros, recomendamos que seja feita através do sistema.
Após levantar e conhecer todos os itens, é possível realizar a gestão de estoque e controlar a entrada e saída dos produtos da loja.
Tenha um checklist organizado
É essencial que os encarregados da loja de conveniência possuam um checklist organizado e não apenas fazer o levantamento, desta forma poderão verificar a existência ou não de todos os produtos. Esse recurso possibilita aos gestores a encontrarem os itens que estão em alta e agiliza os processos de compra.
Crie processos internos
Além de cadastrar os itens e realizar periodicamente um checklist da loja, é necessário que os gerentes criem processos internos a serem seguidos. Para isso é preciso criar fluxogramas e descrever atividades como reposição dos produtos, verificação física do estoque, abertura de pedidos de compra/reposição, entre outros.
Os processos devem ser escritos, registrados e apresentados a todos os funcionários da loja de conveniência. Desta forma eles poderão ser seguidos corretamente, ter um melhor desempenho e assim trazer bons resultados.
Envolva toda os funcionários da loja
Não adianta apenas criar os processos e deixar por isso mesmo. É necessário envolver toda a equipe da loja de conveniência, mantê-los por dentro de todas as modificações e tornar com que todos se envolvam com os processos definidos e os coloquem em prática. Para isso pode ser feito uma reunião de alinhamento semanal ou periódica para acompanhar as atividades.
Utilize a técnica PEPS
A técnica “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”, ou simplesmente PEPS, é uma das mais utilizadas e mais efetivas quando o assunto é gestão de estoque. Por meio dela os gerentes podem garantir que os primeiros itens a entrarem no estoque sejam os primeiros a irem para as prateleiras da loja.
Esse processo lógico de gestão de estoque evita as perdas e garante que os clientes sempre encontrem produtos novos nas prateleiras.
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