Noticias
Gestão de Pessoas
Gestão de pessoas: Essencial ao negócio Rafa Macedo Presidente do Minaspetro Comunicação Minaspetro Acredito que, mais do que nunca, precisamos nos dedicar à gestão de pessoas, valorizar nossos profissionais e, sobretudo, mostrar a importância que eles têm para o nosso negócio. Não me lembro qual foi a última vez em que tivemos tamanha dificuldade para contratar e reter pessoal. Não quero aqui me prender ao motivo, mas propor uma reflexão conjunta que aponte uma saída para o problema. Fato é que a escassez de mão de obra não tem afetado somente a Revenda. Áreas análogas, que necessitam de pessoas com o perfil que empregamos, como construção civil e indústria, têm relatado a mesma dificuldade. Para se ter uma ideia da dimensão do dilema, existem redes em Belo Horizonte que há mais de um ano mantêm 60 vagas em aberto para frentista, sem previsão de preenchê-las. Por esse motivo, acredito que, mais do que nunca, precisamos nos dedicar à gestão de pessoas, valorizar nossos profissionais e, sobretudo, mostrar a importância que eles têm para o nosso negócio. Se está difícil contratar, façamos o possível para que o funcionário permaneça conosco. Mas como? O Minaspetro tem produzido conteúdos específicos sobre o tema. Em um episódio recente do Minaspetro Cast, Leo Mascarenhas, nosso diretor em Juiz de Fora, e a especialista em gestão de pessoas Rafaela Vilela dão boas dicas sobre contratação e técnicas motivacionais para o time.
Recomendo! É impossível, contudo, não fazer com que o debate esbarre no self-service. A analogia é óbvia: se não há interesse das pessoas no trabalho formal e falta compromisso a quem faz parte da equipe, que se libere logo o autoabastecimento e que a fase de transição/adaptação comece o mais rápido possível.
Em um mercado de margens estreitas e forte concorrência, eficiência operacional para ganho em volume é fundamental. Por isso, é preciso agir rápido, superar eventuais tabus e começar a provocar o Legislativo a respeito da viabilidade do self-service.
FONTE: REvista Minaspetro número 174