22 de dezembro de 2024

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Postos de Combustíveis: conheça 7 tendências para 2021

Conheças as novas tendências do segmento, para começar 2021 um passo a frente dos concorrentes.

Apesar do preço do combustível subir consideravelmente nos últimos tempos, trata-se de um bem de consumo necessário para a maioria dos brasileiros.

Com as tecnologias certas, é possível maximizar o retorno financeiro em postos de combustíveis sem precisar necessariamente aumentar os preços ou enxugar gastos.

1. Espaço de conveniência multifuncional

Os postos estão evoluindo os espaços de conveniência para diversos serviços agregados, desde restaurantes até lavanderias, drogarias e outros. Nos Estados Unidos, um exemplo desse tipo de conceito é a empresa de paradas de caminhão Pilot Flying J. A empresa não tem uma margem de lucro tão alta com a venda de combustíveis, mas aproveita seu posicionamento estratégico para maximizar sua receita com serviços de conveniência, manutenção de caminhões e outros.

No Brasil, a tendência de postos com foco no espaço de conveniência é bem representada pelo novo empreendimento do Habib’s, que está abrindo seu primeiro posto de combustível agregado a uma unidade da rede de restaurantes italianos Ragazzo, do mesmo grupo.

2. Estrutura de contêiner em posto de combustível

Utilizados com sucesso como material de construção em diversas áreas, os contêiners que transportam produtos em navios ao redor do mundo também podem ser reaproveitados como estrutura para postos.

Essa tendência ainda está em fase inicial, mas muitos países já adotaram os chamados postos contêiner, que são extremamente compactos. O investimento em um deles é bem menor do que aquele realizado em uma estrutura completa de posto, assim como o tempo de implantação.

Por essas características, os postos contêiner são adequados para o atendimento em locais remotos. Por serem modulares, caso exista uma demanda acima do previsto é possível adquirir outro contêiner e ampliar a capacidade. Por outro lado, se o posto não estiver em um ponto com receita suficiente para justificar seu investimento, ele pode ser transportado e reinstalado em outro local com um baixo custo.

3. Sistemas de conectividade entre carros e postos
Uma das novidades mais interessantes é a presença de tecnologias que conectam carros de forma mais inteligente, como sistemas de conectividade que podem alertar os motoristas de manutenções e outras demandas do veículo, indicando postos próximos que fornecerão os serviços exigidos. O mesmo sistema também pode ser usado para revelar ao motorista que chega a um posto quais as opções de alimentação e conveniência disponíveis no local, uma funcionalidade útil tanto para o usuário como para o negócio, que aumentará seu ticket médio.

As possibilidades de conectividade entre carros e postos não ficam por aí. Outros sistemas como pagamentos automatizados devem ser uma das muitas possibilidades que serão implementadas ao longo dos anos.

4. Utilização de energia solar

Em alguns países, painéis de energia solar estão sendo instalados nas coberturas dos postos para supri-los com energia elétrica limpa e renovável.

Além da questão de consciência ecológica, a utilização de energia solar no posto é um investimento que se paga rápido. Pelas características e dimensões físicas da maior parte desses empreendimentos, é possível produzir bastante energia solar e exceder significativamente as necessidades do próprio posto.

5. Programas de Fidelidade Independentes

Não é um exagero dizer que os postos são paradas obrigatórias para carros. Qualquer veículo precisa de combustível para rodar e de tempos em tempos necessita reabastecer.

Uma maneira de tentar garantir a preferência desses consumidores é implantar um programa de fidelidade exclusivo para postos.

6. Recarga de carros elétricos

Os carros elétricos já estão nas ruas e, assim como qualquer veículo automotor, precisam de reabastecimento. A carga completa de um veículo elétrico pode ser um processo longo, mas já existem tecnologias para cargas rápidas parciais que podem ser oferecidas em postos de combustível.

Com o crescimento da demanda por esse serviço, é natural que os postos se tornem também pontos de recarga de carros elétricos.

7. Sistema de drive-thru para a loja de conveniência

Uma das formas de aumentar a receita das lojas de conveniência nos postos é a adoção de um sistema de drive-thru. Essa tecnologia aproveita o fluxo de clientes em um posto e permite que eles comprem no espaço de conveniência sem precisar de uma vaga para estacionar e sem gastar tempo além daquele investido no abastecimento.

Essa comodidade transforma qualquer loja de conveniência em um drive-thru, mas não demanda nenhum investimento extra para a adequação da estrutura física do local.

É uma oportunidade para este segmento trabalhar uma ótima redução nos custos de energia elétrica, pois com o cenário atual das concessionárias, com as variações dos patamares das bandeiras tarifárias, torna-se necessária uma análise rigorosa das contas.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Fonte: terra.com.br

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