Noticias
Se o meu custo está certo, por que não tenho lucro?
Planecon
Divulgação de casos reais vivenciados pelo Consultor de Custos e Estratégias Edson Carlos de Oliveira
Se o meu custo está certo, por que não tenho lucro?
“Trabalhar duro pode não te levar aonde deseja chegar, você tem que trabalhar certo.”
Edson Carlos de Oliveira
SE O MEU CUSTO ESTÁ CERTO, POR QUE NÃO TENHO LUCRO?(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não percebe que todo o negócio está embasado, claro, além do serviço ou produto que ele comercializa, num tripé chamado relação custo, lucro e volume.Não importa o negócio, mas se não houver o equilíbrio entre o custo, lucro e volume, o negócio não é rentável. Vejamos três exemplos reais que me deparo durante os meus projetos de consultoria.
A empresa tem um ótimo controle de custos e uma quantidade de venda fantástica, mas a formação do preço de venda não está adequada. Esta empresa não é rentável. É como vender um rádio que custa R$ 5,00 por R$ 4,00. A cada rádio vendido se perde R$1,00. Se vender mil rádios, haverá um prejuízo de R$ 1.000, isto, além do prejuízo com as vendas, deixa um rastro de contas à pagar não pagas, do custo fixo, de R$ 5.000 por período.
A empresa tem um bom volume de vendas, um ótimo mapa de custos, tem margem de lucro e ainda o modelo de precificação ideal, mas não tem controle dos seus gastos fixos, muitas vezes até gastando com despesas pessoais dos sócios. Esta empresa não é rentável. É como vender um rádio que custa R$5,00 por R$ 10,00. À cada venda sobra R$ 5,00, mas se o custo fixo for R$ 100.000, terá que vender 200.000 rádios para pagar os custos fixos. Talvez este volume de vendas não seja compatível com a produtividade ou mesmo com o mercado.
Caro empreendedor, procure conhecer em sua empresa qual é a dinâmica e estrutura da sua relação custo, lucro e volume, mexa nas áreas necessárias, planeje e tire o máximo proveito deste conceito para a sua empresa, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
FONTE:Edson Carlos de OliveiraConsultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br FONE 011 9 9176 7062